sábado, 8 de dezembro de 2012


“Estímulos” às capacidades cognitivas através dos sentidos

Projeto Estimulos (2)

Estimular as capacidades cognitivas através dos cinco sentidos, com maior foco para a visão e para a audição. Este é o objetivo do projeto “ Estímulos” criado pelo Instituto Piaget  de Macedo de Cavaleiros no âmbito do Curso de Educação Social. Uma peça de teatro baseada em códigos não-verbais. Acácio Pradinhos, professor de Animação Comunitária do Curso de Educação Social, elaborou o projeto e explica no que consiste.
Projeto Estímulos 1 
“Este projeto foi feito no âmbito da disciplina Animação Comunitária que o Curso de Educação Social tem. Nós, no fundo, pretendemos abordar a temática dos estímulos, as perceções primárias, através dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar). Neste caso nós vamos explorar essencialmente a visão e a audição. É teatro negro, teatro de códigos não-verbais onde não há palavras e a informação terá que chegar ao cérebro apenas e só pela via da visão. É uma atividade muito interessante que estimula, daí o nome estímulos.”

Um espetáculo direcionado para crianças do pré-escolar e para os alunos da Associação LEQUE de Alfandega da Fé, como refere Acácio Pradinhos.
Projeto Estímulos 2 
“O Instituto Piaget convidou as escolas, estiveram aqui a assistir crianças do pré-escolar e tivemos também a inscrição da Associação LEQUE de Alfandega da Fé. Nós pretendemos dizer o que ainda de faz no Instituto Piaget, no universo das expressões e dentro da Escola Superior de Educação, por outro lado também pretendemos fazer o nosso trabalho de sensibilização, de captar pessoas para o mundo maravilhoso da arte do espetáculo. É um espetáculo com características especiais mas muito agradável de ver.”
Uma maneira de enriquecer a formação não só dos alunos do curso de Educação Social como também dos alunos do mestrado em Educação Especial.
Cristiana Madureira, Diretora da Escola Superior de Educação do Piaget Nordeste, explica como surgiu a ideia deste projeto.
Projeto Estímulos 3 
“O Projeto Estímulos resultou de uma ideia da Escola Superior de Educação Jean Piaget Nordeste no sentido de dar resposta a algumas pessoas com necessidades educativas especiais e também dar resposta a preocupações apresentadas por educadoras de infância no sentido de dar resposta a crianças com necessidades especiais. O projeto estímulos contribui também para enriquecer a formação dos nossos alunos, não só de educação social como também do mestrado em educação especial. Com este projeto o Instituto Piaget através da Escola Superior de Educação pretende contribuir para dar resposta a necessidades que existam na comunidade local ao nível da educação especial. Contribuímos de alguma forma para tornar os dias das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais mais felizes e diferentes. O Projeto Estímulos é uma pequena prenda que o Instituto quer deixar a toda a comunidade educativa e local de Macedo de Cavaleiros e Alfandega da Fé.”

A aluna do curso de Educação Social, Maria Teixeira diz que esta é uma boa experiência e que quer repetir no seu futuro profissional.
Projeto Estímulos 4 
“É uma aprendizagem, uma experiência nova. Através de movimentos corporais nós conseguimos que as pessoas vejam coisas novas. As crianças ficaram impressionadas, nunca tinham visto um espetáculo assim. No futuro posso vir a por em pratica este projeto com alunos meus. É uma boa maneira de estimular as crianças, apenas através de estímulos, transmitir uma mensagem sem usar palavras, fazê-las pensar.”

“Estímulos”, um projeto direcionado às crianças do pré-escolar assim como as crianças e jovens com necessidades especiais a interpretar os códigos das imagens e gestos de uma peça de teatro, inteiramente concebida, sem o recurso a palavra
Escrito por Onda Livre


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